Umectação em cabelos cacheados

Minha mãe sempre teve a mania de fazer banhos de óleo nos cabelos, para mim aquilo parecia meio louco. Mas não é que ela estava super certa.
Hoje vamos conversar um pouco sobre a minha experiência com umectação ou banho de óleo. A maioria das meninas que recomendam esse tratamento preferem óleo de coco extra virgem, contudo como eu sempre quero mais e o melhor para os meus cabelos descobri que existem óleos diferentes e diferentes efeitos. Você sabia que alguns são mais indicados para a raiz e outros para as pontas?
Prometo que farei um post inteirinho sobre cada tipo de óleo, mas agora vamos falar de como fiz a minha milagrosa umectação que deixou meus cabelos lindos e ainda me rendeu muitos elogios.

Fiz uma misturinha com:
2 colheres de óleo de coco
2 colheres de óleo de semente de uva
2 colheres de óleo de argam

Modo de usar:

Coloquei mercha por mercha nos cabelos e deixei agir por 6 horas. Usei uma touca plástica e após o tempo decorrido lavei com shampoo e condicionador da Niely especial cabelos cacheados.
Finalizei com creme de pentear da Yenzah


Só para  lembrar;

 O que é umectação?


A umectação é uma técnica bastante conhecida no mundo das cacheadas. Se você está em transição capilar e ainda não sabe muito bem como fazer, no post de hoje eu vou te explicar tudo direitinho:

 O que é umectação? 

No dicionário, umectação é o ato ou efeito de tornar úmido. No caso da umectação capilar, fazemos isso com a utilização de óleos.

 O que vou utilizar? 

Você só vai precisar de um óleo vegetal extra virgem. Existem diversos óleos e cada um tem uma função diferente. Basta escolher o que mais te agrada. Só certifique-se de que eles são vegetais.

 Onde encontro óleos vegetais? 

Normalmente, você encontra óleos vegetais em casas de produtos naturais. Caso não conheça nenhuma em sua cidade, na internet existem diversos sites especializados.
Qual é o resultado esperado? A umectação irá repor os nutrientes, combater o frizz, a aspereza e o ressecamento do cabelo. Além disso, seus fios ficarão brilhosos, mais macios e definidos.


 Que tipo de cabelo pode fazer esse procedimento?

 Todos! Se você tem cabelo crespo, cacheado, liso, em transição ou de qualquer outro tipo, você pode fazer. Inclusive quem tem cabelo oleoso. Não há limitações.

 Meu cabelo vai ficar oleoso? 

Essa é provavelmente a maior dúvida de quem ainda não fez essa técnica, mas fique tranquila, pois a resposta é não! Na lavagem, você vai retirar todo óleo que colocou, então seu cabelo não ficará mais ou menos oleoso. Isso não vai mudar.

 Como devo fazer? 

Aplique o óleo escolhido mecha por mecha, da raiz as pontas. Massageie o couro cabeludo. Por quanto tempo a umectação deve ficar nos fios? Você pode aplicar e deixar agir por uma ou duas horas antes de lavar. Ou dormir com o óleo no cabelo e enxaguar na manhã seguinte. Se você não quiser encher sua roupa de cama com óleo, experimente usar uma touca de cetim.

 O cabelo deve estar limpo ou sujo? 

Não faz muita diferença se seu cabelo vai estar limpo ou sujo. Mas não vejo sentido em lavar o cabelo para enchê-lo de óleo e depois lavar novamente. Se você está pensando em fazer com o cabelo limpo para abrir as cutículas. Saiba que, ao contrário da hidratação, a umectação não penetra nos fios. Logo, as cutículas não precisam estar abertas. Então, você pode fazer com o cabelo sujo mesmo.

 Como lavar os cabelos após a umectação?

1- Enxague o cabelo com água morna;

2- Coloque a quantidade de shampoo que você está acostumado em um pote e acrescente um pouco de água, depois jogue no cabelo, ou coloque o shampoo na mão e esfregue. Essas duas técnicas fazem com que o shampoo seja distribuído uniformemente por todo o cabelo, caso contrário a única parte que receberá shampoo ficará muito ressecada;

3- Faça mais de uma lavagem com shampoo se for necessário;

4- Finalize com o condicionador.

Postagens mais visitadas