Bactérias aeróbicas e anaeróbicas


Experiências  controversas Existe no mundo da aquariofilia uma grande controvérsia sobre o tempo de vida das bactérias aeróbicas a partir do momento em que se vê privada de oxigênio. 

Passando a explicar de forma sucinta, qualquer aquário tem que ter um filtro externo com matérias cerâmicas que vão promover a conversão de amônia em nitritos e este por sua vez em nitratos. Esta conversão é feita pelas ditas bactérias que se alojam em maior quantidade dentro do filtro do que na água do aquário porque dentro do filtro há mais circulação de água, logo mais oxigenação. Chamamos a isto filtragem biológica. 
Como as cerâmicas que temos nos filtros é muito porosa, vai promover a existência de uma colônia de bactérias enorme naquele pequenos espaço dentro do filtro. 
Ora bem assim, como é de adivinhar estes filtros requerem manutenção periódica de limpeza pelo que temos que os desligar quer para limpar o aquário quer o próprio filtro e mudar esponjas etc. 
E é aqui que surge a grande controvérsia. O problema que é discutido no seio da aquariofilia.
Uns aquaristas arriscam afirmar que ao pararmos o filtro por um período superior a trinta minutos significa aniquilar toda a colônia de bactérias porque deixa de haver circulação de água, logo a oxigenação é interrompida. 
Todos sabemos que sem oxigênio as baterias morrem. 
1 - A questão é: Numa situação destas em que o filtro está cheio de água devidamente oxigenada a partir de que período temporal morrem as bactérias se desligarmos o filtro e não o abrirmos? Apenas desligar para limpar o aquário.
É honroso considerar a partir de que momento ficará a colônia de bactérias está aniquilada? Em 30 minutos? Em 60? Em 90 minutos?
2- Há algum estudo cientifico sobre isso?
Outra questão que me faz confusão é: 
Se as bactérias precisam de oxigenação seria legitimo afirmar então que devíamos abrir o filtro e mesmo estando este parado as bactérias não deveriam morrer porque O2 existe na atmosfera. Não estará tão dissolvido na água mas estando na atmosfera, e estando o filtro aberto, esta água estará em contacto com O2 o que sempre vai ajudar a ter algum o2 presente na água e desse modo as bactérias não morrerem em tão curto espaço de tempo. 
Por ultimo, e penso que esta minha ideia é a mais correta: 

3- Sendo a oxigenação que mantém as bactérias vivas, o que os aquaristas deviam fazer quando param o filtro, é abri-lo (tirar a tampa), deixar a água em contacto com a atmosfera e enquanto limpam o aquário, introduzir algo dentro do pote do filtro onde está a água, para que esta seja agitada e assim a água vai absorvendo O2 que está presente na atmosfera. Por exemplo introduzir uma batedeira a funcionar com as pás dentro da água. Vai fazer a água circular dentro do filtro sem a tampa e absorver o o2 que está cá fora á tona da água. 
Assim as bactérias matem-se vivas. É correto?

Postagens mais visitadas