Trabalho Rio+20

Trabalho Rio+20



Sumário:
O que é a Rio+20?
 Principais Assuntos que foram tratados na Rio+20:
1-Mulheres
Um filme Arrey Ivo sobre assuntos de Mulheres
2-Doenças relacionadas a Terra
Abordagem Integrada à Degradação da Terra e Doenças com Arrey Ivo
3-Clima e migração
Mudanças Climáticas e Assuntos Migratórios no Sahel com Arrey Ivo
 4-Holística

A cobertura holística das questões de desenvolvimento global

5-Energia sustentável e pobreza energética

As discussões do Grupo de Abordagem Holística do desenvolvimento sustentável (HASD)
 6-Fome zero

    Rio +20: Secretário-Geral das Nações Unidas desafios para

    alcançar a “fome zero”

   7-Rio+20 em números

Coclusão

Bibliografia
  

 O que é a Rio+20?

Rio+20  foi uma conferência realizada no Rio de Janeiro com o propósito de  discutir assuntos para o crescimento sustentável,  de 13 a 22 de junho de 2012.
Vinte anos após a Cúpula da Terra, realizada no Rio em 1992, a Rio+ 20 foi mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos.
Nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reuniram para determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.
Esta é uma oportunidade histórica para desenvolver idéias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos. O Rio+20 foi um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo.
Durante esses dias, chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países trabalharam dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
As questões relacionadas à preservação da natureza começaram a ser discutidas efetivamente a partir da década de 70. Assim, dois anos mais tarde (1972) aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente. Nela emergiram as contradições ligadas ao desenvolvimento e ao meio ambiente. Neste mesmo ano, um grupo de empresários solicitou junto ao renomado Massachusetts Institute of Technology (EUA), um estudo sobre as condições da natureza, o qual foi chamado de “desenvolvimento zero”. 

Principais Assuntos que foram tratados na Rio+20:
1-Mulheres
Um filme Arrey Ivo sobre assuntos de Mulheres

Esta é a Parte 1 de 2 curtas-metragens. Um filme sobre questões das mulheres em Camarões e na África. Abrange dia da mulher e questões do ângulo das próprias mulheres. Uma viagem profunda para modificar como e onde as políticas de desenvolvimento visando as mulheres devem ir. A produção do Centro Africano para a Comunidade e Desenvolvimento como um instrumento de aprendizado para o desenvolvimento sustentável
2-Doenças relacionadas a Terra

Abordagem Integrada à Degradação da Terra e Doenças com Arrey Ivo


A degradação da terra levou a um aumento das doenças como a malária etc, febre dengue em todos os continentes. Neste vídeo as implicações da degradação da terra e os níveis elevados da doença são discutidas, bem como um foco de dengue e uma possível vacina.
A apresentação de Arrey Ivo (Director) para Centro Africano para o Desenvolvimento da Comunidade e em sua organização canal no YouTube

3-Clima e migração

Mudanças Climáticas e Assuntos Migratórios no Sahel com Arrey Ivo


O Sahel Africano se estende por 17 países, incluindo Mali, Níger, Nigéria do Norte, norte dos Camarões, Chade, Sudão (incluindo Darfur), etc O Sahel bonito floresce uma vez com o gado está enfrentando terras gama decrescentes, seca, fome, fome e lenha na fogueira muito duras da mudança climática. Os conflitos em certas áreas, juntamente pressões naturais sobre os meios de subsistência têm mantido as pessoas que se deslocam de um lugar para outro em uma parte muito poroso e hostis da África. Este vídeo discute as mudanças climáticas e as questões de migração no Sahel Africano.
A produção do Centro Africano para o Desenvolvimento da Comunidade e da asa do vídeo no youtube e uma apresentação pelo seu Director Arrey Mbongaya Ivo
 4-Holística

A cobertura holística das questões de desenvolvimento global

A notícia sobre o desenvolvimento, as relações internas, agricultura, pessoas, fundo de topo de processos participativos, as estratégias sustentáveis para o desenvolvimento a mudança climática e meio ambiente, redução da pobreza, as mulheres, conferências e iniciativas de desenvolvimento a partir da perspectiva dos atores e as realidades que por vezes não são cobertos pela grande mídia. Estes, incluindo vídeos, links e análises e muito mais na página do Facebook de Centro Africano para a Comunidade e Desenvolvimento

5-Energia sustentável e pobreza energética

As discussões do Grupo de Abordagem Holística do desenvolvimento sustentável (HASD)

As discussões do Grupo de Abordagem Holística ao desenvolvimento sustentável (HASD). Eles abrangem questões como agricultura, água, notícias, sociedade civil, etc economia verde
Grupo é moderado por Arrey Mbongaya Ivo como subsidiária do Centro Africano para a Comunidade e Desenvolvimento
 OFID comete EUA $ 1 bilhão para enfrentar o Alívio da Pobreza Energia
OFID Diretor-Geral, Sr. Suleiman J. Al-Herbish fez este anúncio ao Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon durante uma reunião do Grupo do Secretário-Geral de Alto Nível sobre Energia Sustentável para Todos. A reunião ocorreu como parte das atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20). Elaboração do conteúdo da Declaração Ministerial, acrescentou que a instituição está pronta a intensificar esse compromisso se justifica pela demanda. Ele também disse que enquanto OFID sempre respondeu às prioridades dos seus países parceiros e estratégias, a instituição era de opinião que universal erradicação da pobreza energia necessária a manutenção do esforço internacional e que o acesso a serviços modernos de energia é vital para suportar todos os aspectos do desenvolvimento. Desde 2007, ele revelou, OFID aumentou a quota de projetos de energia nas operações totais. Em 2011, esta percentagem foi de 25%.
A Declaração Ministerial saúda o "Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos" e reconhece que o acesso universal a serviços energéticos modernos é um objetivo que a comunidade internacional pretende alcançar até 2030. Os concorda Declaração com o acesso universal ao moderno componente de serviços de energia do Secretário-Geral "Energia sustentável para toda a iniciativa." Os ministros também recordou a Declaração de 2007 Solene da Conferência dos Soberanos e Chefes de Estado dos Países-Membros da Opep, a Declaração de Riad, que enfatizou que a erradicação da pobreza deve ser a prioridade primeira e primordial mundial guiando os esforços locais, regionais e internacionais. Ministros também se referiu à "Energia para a Iniciativa de Pobre", lançado em Jeddah, em junho de 2008, durante uma reunião de produtores e consumidores de energia, que pediram OFID a considerar um programa de EUA $ 1 bilhão para aliviar a pobreza energética.
Os ministros declararam que os esforços para erradicar a pobreza energética deve ser tecnologicamente neutra. Enquanto as soluções renováveis ​​são apropriados em que a economia permitir, os combustíveis fósseis continuarão a ser um importante contribuinte para fornecimento de energia. Os países pobres não podem ser privados de energia para o desenvolvimento durante a transição para uma matriz energética mais diversificada, os ministros sugeriram.
Os Ministros invocar o Rio +20 Cúpula para, de fato, adotar o acesso universal a serviços modernos de energia até 2030 como meta para o desenvolvimento sustentável. De acordo com sua declaração, uma forte vontade política e compromisso de longo prazo do governo serão pré-requisitos para a erradicação da pobreza energética. O investimento necessário para assegurar o acesso universal é substancial, e todos os tipos disponíveis e fontes de financiamento terão de ser mobilizados.
OFID Declaração Ministerial sobre Pobreza Energia
Compras Públicas Sustentáveis ​​- acrescentar valor para uma economia verde
O sueco de Gestão Ambiental e Conselho UNOPS apresentar suas experiências em compras sustentáveis
Os contratos públicos constituem 16-20% do PIB na Europa. Esta enorme quantidade de dinheiro do setor público pode através de decisões informadas movimentar o mercado em uma direção mais sustentável.
Compras sustentáveis ​​podem estimular a inovação e transformar o setor público em uma força motriz no desenvolvimento de uma economia verde. Através de soluções a longo prazo, tais como medidas de eficiência energética, o setor público pode não só diminuir o impacto ambiental através de contratos públicos ecológicos, mas também reduzir substancialmente seus custos totais. Licitação sustentável é um instrumento para o mercado local, que pode ter grandes efeitos globalmente, se gerida de forma adequada.
A Suécia é um dos países líderes em matéria de contratos públicos sustentáveis ​​e apresentarou  o seu conceito de sucesso.
UNOPS Executivo diretor Jan Mattsson apresentou  sua experiência em compras sustentáveis​​, que incluem a colaboração com o PNUMA para desenvolver material de treinamento e formação que conduza em compras públicas sustentáveis ​​e projetos de campo em vários países.
6-Fome zero

Rio +20: Secretário-Geral das Nações Unidas desafios para

alcançar a “fome zero”

O Secretário-Geral Ban Ki-moon lançou o “Desafio Fome Zero”, que convida todos os países a trabalharem por um futuro em que cada indivíduo tenha alimentação adequada e em que todos os sistemas alimentares sejam resistentes.
“Em um mundo de abundância, ninguém – nem mesmo uma pessoa – deveria passar fome”, disse Ban durante o lançamento da iniciativa na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) no Rio de Janeiro, Brasil, quinta-feira à noite. “Convido todos vocês a se unirem a mim no trabalho por um futuro sem fome”.
“Fome Zero iria impulsionar o crescimento econômico, reduzir a pobreza e proteger o meio ambiente. Iria promover a paz e a estabilidade”, acrescentou Ban, convocando agricultores, empresários, cientistas, sociedade civil e consumidores para participarem do desafio honrando as promessas passadas e para trabalharem juntos para acabar com a fome.
O “Desafio Fome Zero” tem cinco objetivos principais: alcançar 100 por cento de acesso à alimentação adequada durante o ano todo; acabar com a desnutrição na gravidez e na primeira infância; fazer com que todos os sistemas alimentares sejam sustentáveis; aumentar o crescimento da produtividade e da renda dos pequenos agricultores, especialmente das mulheres; e atingir uma taxa zero de desperdício de alimentos.
A inspiração para a iniciativa veio do trabalho que vem sendo desenvolvido por vários países e organizações para acabar com a fome, inclusive no Brasil.
O “Desafio Fome Zero” é apoiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONUAA), pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Banco Mundial e pelo Biodiversidade Internacional.
“Grandes problemas exigem metas ousadas. O Desafio Fome Zero pode nos ajudar a mobilizar o compromisso político, primeiro passo para erradicar a fome”, disse o Diretor-Geral da ONUAA José Graziano da Silva, em uma reunião de alto-nível hoje no Rio de Janeiro. “Esse é um desafio pessoal do Secretário-Geral, mas todos nós devemos responder, como indivíduos e coletivamente. A ONUAA adota esse desafio de um mundo com Fome Zero”.
Mais de 40.000 pessoas – incluindo chefes de Estado e de governo, parlamentares, prefeitos, oficiais da ONU, líderes empresariais e da sociedade civil – estão participando da Rio+20, que termina na sexta. Esse evento visa formar novas políticas para promover prosperidade global, reduzir a pobreza e promover a equidade social e a proteção ambiental.
2,40, Endereço: Avenida Salvador Allende, s / n º - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

7-Rio+20 em números

Durante nove dias (13 a 22 de Junho), milhares de eventos foram realizados no período que antecedeu e durante a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em todo Rio de Janeiro, incluindo mais de 500 oficiais e eventos paralelos no Centro de Convenções Riocentro onde a conferência foi realizada. A Rio +20 foi a maior conferência da ONU já realizada, com ampla participação de líderes de empresas, governos e sociedade civil, assim como, oficiais da ONU, acadêmicos, jornalistas e o público em geral. Abaixo estão algumas figuras-chave da Rio +20.
Compromissos
• Mais de 513 bilhão de dólares mobilizados em compromissos para o desenvolvimento sustentável, inclusive nas áreas de energia, transportes, economia verde, redução de desastres, desertificação, água, florestas e agricultura.
• Os 692 acordos voluntários para o desenvolvimento sustentável registrados por governos, empresas, grupos da sociedade civil, universidades e outros.
Os participantes do Riocentro (dados do final do dia 21 de Junho)
• O número total de participantes: 45.381
• As delegações participantes de 188 países e três observadores
• Mais de 100 chefes de Estado e de Governo
• Delegados: aproximadamente 12.000
• ONGs e grupos principais: 9.856
• Mídia: 4,075
• Dia Diálogo passa para a sociedade civil: 1.781
• Pessoal da segurança: 4.363
• Cerca de 5.000 pessoas trabalharam no Riocentro diariamente.
Voluntários
• 1.500 pessoas se ofereceram, incluindo jovens, selecionados a partir de escolas técnicas, estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro, estudantes universitários e profissionais de todo o Brasil.
• Cerca de 700 jovens de comunidades vulneráveis foram selecionados.
• 5 por cento dos voluntários eram pessoas com deficiência.
Espaço para eventos Riocentro
• A área total do Riocentro: 571.000 m², dos quais 100.000 m² foram construídos para a Rio +20.
• 205 km em cabos de rede de fibra óptica cabo.
• Acesso à Internet sem fio para até 32.000 usuários simultâneos.
• 8 km de cabos telefônicos.
• Mais de 5.000 bens de TIC (computadores, equipamentos de rede).
• Capacidade de rede equivalente a uma cidade com 120.000 habitantes.
• Infraestrutura compartilhada de 600 estações de trabalho.
• 17 restaurantes na praça de alimentação.
• 36 portais de raios-X.


Coclusão:
Na Rio + 20 os líderes fizeram um balanço de tudo o que foi feito nos últimos vinte anos, renovando o compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável; avaliaram quais as lacunas que ainda existem na execução dos acordos internacionais; abordaram os novos desafios emergentes e discutirão novas formas de recuperar os estragos que já fizemos em nosso planeta, sem deixar de progredir.
Uma das grandes discussões da conferência foi sobre o papel de uma instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, isto é, progredir sem agredir o meio ambiente.
A questão institucional da conferência foi a revisão do mandato do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), mas não exatamente a criação de uma organização mundial de meio ambiente, uma proposta dos europeus que o Brasil acha que não resolve os dilemas atuais. A proposta inicial europeia deturpa o conceito de desenvolvimento sustentável, é um retrocesso a 1972, ano da Conferência de Estocolmo, quando a preocupação deles era o fim dos recursos naturais.
 Os europeus estão voltando para a visão de mundo pré-1972. Defendem agora a criação de uma Organização Mundial do Meio Ambiente para salvaguardar os recursos naturais do planeta.
As alternativas pensadas para a diminuição do impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade somente dos nossos governantes, mas nossa também. Afinal, todas as nossas atitudes do dia a dia, como o meio de transporte que utilizamos, o modo como descartamos o nosso lixo, o tempo que demoramos no banho, entre tantas outras atitudes, refletem de alguma forma no meio ambiente e, por consequência, em nossa vida.

Blibliografia:

www.rio20.info/




Comentários

Postagens mais visitadas